Subscribe:

Ads 468x60px

Marcadores

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Demora na entrega de encomendas internacionais(Operação Maré Vermelha)

Olá galera.

Eu, assim com muitos de vocês que fazemos compras internacionais, estamos sofrendo ainda mais com um atraso ainda maior na atualização dos status e consequentemente na entrega de nossas encomendas. Isso está acontecendo ultimamente porque a Receita Federal está realizando uma operação contra fraudes no comércio exterior chama Operação Maré Vermelha desde 19/03/12.

Eu não vou entrar em detalhes sobre esse assunto aqui no blog, quem quiser ler a respeito desse assunto basta acessar o site da Revista Veja, que eles publicaram uma matéria sobre isso.

Estou fazendo este post para informá-los de algo que pode ser útil para todos nós que fazemos compras internacionais pela internet. Como eu trabalho com isso, ultimamente todas as entregas de meus clientes estão simplesmente paradas há um bom tempo, pois depois que elas são encaminhadas para o Brasil, o status está demorando muito mais que o normal para ser atualizado e mostrar que a encomenda já está no Brasil.

Tudo bem que a China fica do outro lado do mundo, mas uma de minhas encomendas já tem mais de 30 dias que saiu de lá e não apareceu aqui ainda. Por causa dessa operação da RF, eu acredito que as encomendas estejam com eles, e somente depois de liberadas é que elas voltam para o Correios onde o status é finalmente atualizado.

A minha encomenda mais antiga foi encaminhada em 27/04/12, e até hoje nem sinal dela. Algumas de minha encomendas que foram encaminhadas para o Brasil entre 14/06/12 e 15/06/12 foram conferidas nos dias 20/06/12 e 22/06/12. Outras que foram encaminhadas entre 16/06/12(meu zopo zp200) e 01/06/12 ainda continuam paradas. Hoje completam 27 dias que meu ZP200 foi encaminhado para o Brasil e teoricamente ainda não chegou por aqui.


Eu, assim como todos vocês, ficamos extremamente indignados com a burocracia e demora na entrega de encomendas internacionais aqui no Brasil, sem falar do absurdo valor do Imposto de Importação que é de 60%. Visitando um fórum estrangeiro, eu descobri que o imposto de importação no país de dos usuários deste fórum(não lembro o nome do país) é de apenas 19%.


Agora pensem comigo: se o Brasil diminuísse o imposto de 60% para uns 10-20% e começasse a taxar todas as encomendas internacionais(mesmo as de pequeno valor), isso seria muito melhor pra todos nós. Pois como todas as encomendas seriam taxadas, não seria exatamente necessário fiscalizar todas as encomendas, bastava apenas passar no raio-x(para evitar encomendas contendo objetos ilegais, como armas, drogas, etc) e pronto. Isso diminuiria e muito a demora na liberação das encomendas e evitaria que encomendas fiquem de 3 a 6 meses em poder da RF antes de serem taxadas e liberadas. Além disso, o governo não sairia no prejuízo com essa redução, pois a taxação de tantas encomendas compensaria essa redução do valor.


Bom, fica aqui a minha opinião sobre esse assunto e espero que essas informações também possam ser úteis para vocês. Fiquem a vontade para comentar e deixar a sua opinião sobre esse assunto.

Até a próxima

10 comentários:

Anônimo disse...

Ola, parabens pela noticia, eu estou na mesma situação.

Pode passar o codigo de rastreamento dos correios pra gente acompanhar a entrega ?

Abraços.

Rubens disse...

Olá anônimo.
Eu acredito que se continuar como está, meu zp200 deve ser conferido na UTI de Curitiba na próxima semana. Não posso informar o código aqui, mas estarei postando qualquer novidade aqui no blog, basta acompanhar. Abraço

Unknown disse...

Olá Rubens,
Gostaria de saber qual o prazo médio para envio de mercadorias que estão com status de "Unidade de Tratamento Internacional - Conferido", pois meu ZP 100 está nessa situação há quase duas semanas.
Outra coisa: qual a melhor forma de envio a escolher quando se faz uma compra internacional: comum ou expressa? Li em algum lugar que a modalidade expressa aumenta as chances de ser taxado. É verdade?
Desde já, muito obrigaado!
Abraço

Unknown disse...

Ahh uma coisa que esqueci de perguntar: você possui algum celular ZOPO a pronta entrega ou encomenda de acordo com os pedidos dos clientes?
Obrigado,
Abraço

Rubens disse...

Olá Nick.
Nunca parei pra ver qual o prazo médio que fica como Conferido, mas acho que minha encomenda que mais demorou ficou mais ou menos 2 semanas também, não me lembro bem.
Quanto a questão do tipo de frete: Se você quer diminuir em 90% as chaces de ser taxado, prefira frete comum via Hong Kong Post/China Post/Singapore Post. Se não se importa com a taxa de importação e quer que o produto chegue logo, prefira DHL. Sei que DHL é mais caro que o EMS, mas o EMS é alvo preferido dos fiscais da aduana, e DHL é uma transportadora particular(acho que eles tem seus próprios fiscais). E quem entrega as encomendas EMS é o próprio Correios, já as encomendas da DHL são eles mesmos que entregam. Eu ainda não tenho certeza de nada, mas já ouvi relatos de pessoas que compraram coisas via DHL declaradas até $60 +- e não foram taxadas. Por esse motivo eu tentei comprar meu ZP200 por DHL, mas como meu cartão não tinha mais saldo o bastante, acabei comprando via HKP mesmo. Mas sempre que eu tiver a oportunidade, farei isso com uma certa frequência para ver se isso é pura sorte(como acontece com frete comum e coisas caras) ou não. O maior problema da DHL é o preço que é muito maior que o EMS, e que pode ficar ainda mais caro se a sua cidade estiver na lista deles de Cidades Expandidas(se o seu cep não é encontrado no site da DHL, então sua cidade está nessa lista). A minha cidade mesmo está nessa lista, e o custo do frete seria $30 a mais, resumindo: aproximadamente $80(R$165). Além disso o prazo de entrega, que normalmente é de 10 dias úteis, é de 20 dias úteis para cidades extendidas(pois o produto vem da China para a sede da DHL em SP, e depois disso será necessário mais 10 dias úteis para eles entregarem no endereço final). Quanto a EMS, a única coisa que comprei usando esse tipo de frete foi um celular i68+cartão de 4gb($92 aproximadamente). O que aconteceu? Chegou no Brasil em 2-3 dias, ficou preso na RF por pouco mais de 3 meses(para confirmar a originalidade do produto, precisei pedir a DX pra me mandar esse documento por email para enviar para o Correios entregar aos fiscais da RF), foi taxado em R$150 e o cartão de 4gb simplesmente sumiu.
No momento eu apenas faço pedidos de acordo com a compra, não tenho estoque. Eu até estive pensando em vender o meu zp200 quando ele chegar, mas ainda não decidi se vou fazer isso ou não.
Abraço

Unknown disse...

Obrigado Rubens!
Deixa eu só ver se entendi uma coisa: através do DHL as chances de eu ser taxado são menores, mas ele é mais caro que o EMS e demora mais, é isso?
Outra: esse status de "Unidade de Tratamento Internacional - Conferido" não quer dizer que está na alfândega?
Abraço

Rubens disse...

Olá Nick.
O DHl parece ter menos chance de ser taxado que o EMS, mas isso é apenas uma teoria minha, não comprovei nada disso ainda, então tenha cuidado. Sim, o DHL é bem mais caro que o EMS, tipo: um frete EMS que sai a $30 pode custar $60 via DHL. O status "Unidade de Tratamento Internacional - Conferido", quer dizer que a encomenda já foi conferida pela fiscalização e foi liberada pra entrega. Se nesse mesmo status também estiver escrito "Tributado"(então chore, rs), é porque foi taxado. Abraço

Anônimo disse...

Bom dia Rubens, achei uma loja perto da Sé que tem o zopo Zp200 por quase R$700 . Será que não é mais interessante do que esperar até chegar ? Alem disso o que é "ter acesso ao root" ?
giant
giant2005@gmail.com

Rubens disse...

Olá Anônimo.
Com certeza pode ser melhor que comprar da China e esperar. Acesso root serve para fazer algumas coisas que normalmente o Android não permite fazer, além de ser necessário para instalação de aplicativos anti-virus por exemplo. Abraço

Anônimo disse...

Será que o anônimo acima poderia citar melhor esse lugar perto da Sé que tem o ZP200? Ja ta enchendo o saco esperar o meu chegar.. o meu se for taxado vai sair mais caro do que esse que ja ta no Brasil e aqui pertinho de casa..rs.. Abs!!

Postar um comentário