Subscribe:

Ads 468x60px

Marcadores

domingo, 19 de agosto de 2012

Tutorial: Instalando ROMS Custom no ZP200(e outros modelos)

Olá galera.

Como vocês sabem, eu estava tentando baixar uma outra ROM pro meu ZP200 pra corrigir o probleminha de reconhecimento dos 2.6GB de ROM, e finalmente eu consegui baixar 2 ROMS customizadas que solucionam esse problema.

Ontem eu passei boa parte da tarde tentando descobrir como instalar essa ROM no ZP200 e não consegui encontrar nada. Só tinha um tutorial mal explicado no tópico de cada rom no fórum da Zopo, mas tudo em chinês e eu não consegui entender nada.

Felizmente, um visitante aqui do blog chamado Francisco me deu uma ajudinha com isso e eu consegui instalar minha ROM. E pensando nessa dificuldade que eu tive, eu resolvi fazer este tutorial aqui pra ajudar vocês também, já que o procedimento é diferente da instalação de ROMS oficiais. Então chega de conversa e vamos ao que interessa, rs.

Como Instalar ROM's Custom no ZP200

Informação útil: Este tutorial também se aplica a outros modelos, pois o procedimento é o mesmo. O que muda é que você tem que usar o CWM e a ROM específicos para o seu smartphone. Não tem segredo.

Ferramentas necessárias:

  • ClockWorkMod para o ZP200 - Baixar
  • App MobileUncle Tools  - Baixar
  • ROM Customizada do ZP200
Requisitos necessários:
  • Ter feito acesso ROOT


1° Passo - Instalar o MobileUncle Tools
Baixe e instale o app  MobileUncle Tools  no seu ZP200.

2° Passo - Instalar o CWM e a ROM no ZP200
Coloque o arquivo CWM5504_recovery_ZP200_MT6575.img e o arquivo ZIP da ROM no cartão SD interno do seu ZP200.
Abra o  MobileUncle Tools , vá na opção Recovery Update, vai aparecer o CWM que você colocou no SD, basta selecioná-lo e confirmar. O aparelho vai reiniciar em modo Recovery, quando aparecer o ícone da exclamação aperte volume +.



Como pode perceber, agora o menu tem mais mais opções, tem um estilo diferente e agora é possível usar os comandos na tela ao invés de usar as teclas de volume e liga/desliga.

Faça o seguinte caminho:
Install zip from sdcard -> Choose zip from internal sdcard -> Escolha o arquivo Zip da ROM que você colocou no sdcard -> Yes - INSTALL nome-do-arquivo-da-rom.zip e aguarde a instalação.

Depois de concluída a instalação basta reiniciar o sistema pela opção Reboot System Now e curtir sua nova ROM.

Se você já fez este procedimento uma vez e quer mudar para outra ROM, o processo é o mesmo, o que muda é que na hora de instalar a ROM no modo Recovery você tem que escolher a opção Choose zip from sdcard ao invés de Choose zip from internal sdcard. Isso acontece porque as ROMS customizadas juntam o sdcard interno com a memória do aparelho, fazendo com que o sdcard2 seja o sdcard(veja que em Configurações-Armazenamento só aparece um sdcard ao invés de dois).

E não se preocupe em ficar mudando de ROM, pois antes de instalar a nova ROM a anterior é removida. Logo, não haverá problemas de compatibilidade ou conflito entre as ROM's.

Lembrando que as ROMS customizadas costumam já vir com acesso root, então não é preciso fazer root novamente.

Agora vejam como ficou o meu ZP200 usando a ROM customizada que instalei:

Novo mostrador de status da bateria com numeração e cor azul

Fundo dos menus agora é diferente

Agora sim mostra os 2.6GB de memória ROM

Detalhe do sdcard2 que agora virou sdcard(como falei antes)

Detalhe da versão ZP200_20120606

Alguns apps chineses que vieram instalados, além do Root Explorer e SuperUser

Aqui está o link da ROM ZP200_20120606 customizada que instalei no meu ZP200:


Use essa conta para transferir a ROM no 115.com:

Usuário: 308483327          Senha: 86pp86pp
Para baixar a ROM, faça o seguinte:
1. Faça login no 115.com usando os dados acima;
2. Abra o link da ROM e clique no botão azul com uma nuvem branca;
3. Escolha a pasta para onde a ROM será enviada e clique no 2° botão da direita para a esquerda;
4. Se surgir uma mensagem em chinês curta é porque deu certo, se a mensagem for grande e tiver um círculo vazio no final(isso é o ponto final do idioma chinês) é porque deu errado e você deve tentar novamente outra hora(tente fazer isso na parte da noite);
5. Ao fazer o processo acima, você apenas transferiu o a ROM para a pasta da sua conta no 115.com. Agora você deve acessar o 115.com, fazer login e ir na pasta onde você salvou a rom, clicar com o botão direito sobre o arquivo e escolher a opção que tem uma seta para baixo(baixar arquivo).
6. Ao abrir uma caixinha, basta clicar no botão laranjado e salvar a ROM no seu PC

POR FAVOR NÃO TENTAR MUDAR A SENHA DA CONTA. SE QUER UMA CONTA PRA VOCÊ, CRIE UMA GRATUITAMENTE E FAÇA O QUE QUISER COM ELA. CRIEI ESTA CONTA COM MEU EMAIL E ESTÁ EM INGLÊS PARA FACILITAR A UTILIZAÇÃO. SE O LOGIN NÃO ESTIVER FUNCIONANDO, ME AVISE QUE IREI RESETAR A SENHA NOVAMENTE.

VOCÊ TAMBÉM PODE USAR A MESMA CONTA PARA BAIXAR OUTRAS ROM's(de qualquer smartphone, não precisa ser apenas do ZP200/H6000), MAS MANTENHA O PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO QUE FIZ PRA FACILITAR ENCONTRAR E SABER O QUE É CADA ARQUIVO. Resumindo: se baixar uma ROM Custom 2.3.6 para ZP200/H6000, abra a pasta do ZP200/H6000 e coloque na pasta de rom's 2.3.6 custom. Isso irá evitar bagunça e arquivos duplicados.

Quem tiver uma net boa e quiser ajudar, faça upload dessa ROM para outros sites como 4shared. MediaFire, etc. Assim evitamos que a ROM se perca e também facilitamos um pouco o processo de download já que baixar do 115.com não é muito fácil, rs. Eu mesmo não faço isso porque minha net é de 300kbps, vai demorar uma eternidade pra enviar 126MB de arquivos.

Agora que fiz isso, eu resolvi tentar aprender a como criar minha própria ROM customizada para uso pessoal e também para compartilhar com vocês. Estou pesquisando em fóruns sobre esse assunto para aprender como fazer isso. Espero que não seja tão complicado quanto parece né....rs.

Espero que tenham gostado do tutorial.

Até a próxima.

41 comentários:

Xico disse...

Boa Rubens! Agora estou pesquisando como fazer para mudar o espaço interno da ROM dos ICS 4.0 pq ainda tá mostrando só 512. Quando eu conseguir, tu já vai ter mais um trabalhinho pra documentar no blog hehehehe. Abraço!

Rubens disse...

Olá Xico.
Fico feliz em saber que você também está se aprofundando no assunto. Eu acho que vi alguma coisa desse tipo neste fórum aqui: http://zp200.ru/. Mas acho que era pro 2.3.6, mas quem sabe se você entender o que fizeram na 2.3.6 você consiga fazer na 4 também. Eu pessoalmente não pretendo atualizar o meu zp200 pra versão 4 pois percebi que não é tão bom quanto parece e principalmente porque tem muito mais apps que não vão funcionar nele. Acho que vou esperar sair a versão JellyBean 4.1 pra atualizar o meu, rs. Se conseguir resolver o problema de reconhecimento da ROM do ICS, faça um tutorial que eu posto aqui no blog. Colaboradores são sempre bem vindos, rs.
Abraço e boa sorte.

Joaquim disse...

Cara se tiver como colocar em outro servidor eu agradeço, esse 115.com é muito ruim, além de muito lento por duas vezes ele parou com 96 mb baixados com erro na rede, desse jeito eu desisti por hj haha

Rubens disse...

Olá Joaquim.
Eu até faria isso, mas minha internet é de 300kbps, vai demorar muito tempo pra enviar um arquivo de 126MB pra outro site.
Faça como eu descrevi que vai dar certo, comigo eu baixei de primeira, não deu erro nenhum. Talvez a sua internet esteja caindo ou falhando, por isso esteja parando antes de terminar. Se for possível, use a internet de algum amigo ou vizinho e passa para o seu PC usando um pen drive(ou o próprio ZP200/H6000).
Abraço e boa sorte

Joaquim disse...

O Problema comigo é o servidor mesmo, minha net é boa é de 4mb, mas firmeza encontrei outra custom que to testando agora, inclusive nesse forum russo tem um monte de rom, preferi testar a 2.3 mas tem ics tb, se quiser testar aí está: http://zp200.ru/viewtopic.php?f=11&t=44 acessei com o google chrome e deu pra entender de boa qd traduziu para pt.

joaquim disse...

http://narod.ru/disk/52036092001.fd287c5905a51a4623f346b387a6c9e3/ZP200_rom_2.6G_RAM1G_20120606.zip.html achei um outro link no servidor russo, é só acessar, copiar os numeros de segurança, e clicar em verde, desmarque a caixinha e clique no link acima e pronto, muito mais rapido o download e sem erros.

Rubens disse...

Olá Joaquim.
Que bom que encontrou outro link para baixar essa ROM, obrigado por compartilhar conosco.
Eu já conhecia este fórum russo antes, mas não cheguei a pegar ROM's dele ainda.
Abraço

Unknown disse...

O 3D continua funcionando nessas roms novas?
Abs.,

Masimon

Rubens disse...

Olá amigo.
Depende da versão, pois pode haver algumas que não funciona. Você tem que ler na descrição da ROM pra saber se funciona ou não, além de ler os comentários é claro.
Abraço

Unknown disse...

É que o meu telefone é o H6000, tenho receio de usar essas roms e dar algum tipo de incompatibilidade, apesar do hardware similar. No meu Galaxy S trocava a rom direto, mas não acho praticamente nada oficial para o H6000. E como está tudo funcionando, nem root eu fiz, pois li alguns relatos de problemas no H6000 após fazer o root.

Masimon

Unknown disse...

Pessoal,
tem alguém ai que usa a versão 4.0.3 android no zp200? estou com o problema que o APP da bussola naõ funciona

Anônimo disse...

CAAARAAS, eu fiz todo o processo e instalei uma ROM chamada ZEN, desse link:
https://www.dropbox.com/s/hmbp9py9rul3yty/ZEN-Mod_ZP200_ICS120726_Clean.zip

e agora ele não inicia fica na tela ZOPO durante horas e não entra no sistema, me ajuda, to com medo de ficar sem meu H6000

Rubens disse...

Olá Anônimo.
Tente refazer o processo do início e se não der certo, tente instalar outra ROM.
Abraço

marcelo disse...

Alguem ja fez no h6000 não acho uma rom pra ele se alguem tiver me comunica ou ja fez coloca um video no youtube. meu email é thelo1980@yahoo.com.br

Unknown disse...

BOm amigos, venho aqui dizer que sou portador de um h6000 e pra vcs que estão achando dificuldades com tutoriais por ai venho dizer que vc podem fazer os mesmos tutorias do zp200. Fiz root no meu aparelho usando o processo feito no zp200 e até mesmo istalei a rom 2.3.6 do zp200 no meu aparelho e esta funcionando perfeitamente, desde que sigam o s tutoriais ai risca não tem erro.Para rotear foi muito fácil usando o programa "unlock root" como nosso amigo aqui ja disse, em poucos segundos tudo é feito vc so precisa instalar o driver do celular que são os mesmos do zp200.Bom é isso so estou dizendo isso para que os donos desse aparelho assim como eu não fiquem por ai como loucos atras de material na net, podem fazer os tutorias do zp200 que vai dar tudo certo apenas sigam eles a risca. fuii :)

Anônimo disse...

Boa Tarde!

Para o ZP 200 já encontraram uma forma para atualizar no Android 4.0?

Charles Escorcio disse...

Esse ultimo anonimo e' um bruto mesmo ou detesta ler, kkkkk

Charles Escorcio disse...

Rubens, nao sei pq mas a sequencia que vc diz acima deu erro aqui, eu fiz assim:

Baixar as ROMs

1) NAO USE O CHROMER, usei o Firefox (no chromer simplesmente nao da certo).

2) No browser digite 115.com

3) Faca o login como acima (Usuário: 76962452 Senha: 86pp86pp)

4) Assim que vc fz o login pronto, aparece os arquivos para download.

5) Tem um momte de javascript protegendo tudo, mas e' bem simples, para o:

(a) - (ROM 2.3.6) passe o mouse sobre o 128,44MB e escolha A PRIMEIRA OPCAO da direita para esquerda que vai aparecer (um triangulo invertido dentro de um circulo)

(b) - (ROM 4.0.3) passe o mouse sobre o 408,22MB e escolha A PRIMEIRA OPCAO da direita para esquerda que vai aparecer (um triangulo invertido dentro de um circulo)

Botando a mao na massa:

1) O meu smartphone e' um h6000 com android versao 4.0.3, e simplesmente os dois funcionaram perfeitamente, mesmo sendo ROMs para o zp200

2) Fz o backup da minha ROM original para caso algo desse errado

3) Faca tudo que esta neste artigo, seguindo a risca todos os detalhes que não tem erro

4) Não, repito NÃO ENTRE NO SITE RUSSO http://zp200.ru DE JEITO NENHUM, para vc baixar qualquer coisa tem instalar um programa mágico, que depois lhe causara muitos problemas, nem pense testa isso em seu computador.

Obs.:

(1) No meu, quando instalo o 2.3.6 o mesmo fica bem mais rápido, uso o programa AnTuTu para isso.
(2) No meu, o 4.0.3 após algumas semanas de instala e desistila apps, simplesmente quando dou o reboot ou quando desligo por qualquer motivo ele simplesmente não liga, fica o pobre do android verde rodando feito um VIRABREQUIM de um trator, e pode e’ esperar que não vai iniciar, já o deixei por mais de 30 horas, so por curiosidade e nada, se alguém já passou por isso e conseguiu resolver, entre em contato, charlesescorcio@gmail.com

Att. Charles

PS. Um abraço Rubens

Rubens disse...

Olá Anônimo.
Sim, já tem pelo menos 3 ROM's 4.0.3 para o ZP200 no fórum oficial da Zopo mas não sei se tem alguma versão estável ou não.
Abraço

Rubens disse...

Olá Charles.
Eu testei o meu método de novo e continua funcionando normal(Chrome). Mas foi bom você também ter compartilhado seu método e sua experiência com o H6000.
Abraço

Anônimo disse...

ola rubens queria saber se essa roms fuciona no shr-a611 (mt6515) o famoso h2000 falso ?

Rubens disse...

Olá Anônimo.
Essas roms são para o ZP200 e H6000 apenas, não vai funcionar em outros modelos.
Abraço

Anônimo disse...

gostaria de saber como faço backup no h6000, pois gostaria de testar as rom's da zopo

Unknown disse...

Gostaria de saber como eu faço backup da rom no h6000, pois estou querendo testar a rom da ZP200.

Luciano Constantino disse...

Ajudaaaaaaaaaa!!! Não consigo mais entrar no recovery mode, pois fica travado na tela ZOPO.
Não conseguindo entrar no recovery mode, não consigo fazer mais nada!!!
Será que perdi me ZOPO?

Isso ocorreu depois que instalei este firmware de um site Russo "update_4.0.3_rc_mod_v2.0".

Rubens disse...

Olá Luciano.

Já tentou fazer upgrade usando este tutorial?
http://mpxecelular.blogspot.com.br/2012/08/zp200-instalacao-do-android-236-oficial_17.html

Abraço

Unknown disse...

Amigo sabe como posso instalar reinstalar o android do meu celular Xing ling H300, pós ele só ta funcionado um chip e outro esta dando IMEI invalido! apesar que ele e dual chip, gostaria de saber se tem como reinstalar o android, fazer ROM FIREWIRE,?

Rubens disse...

Olá Luan.

O procedimento de alteração de ROM no android é o mesmo para qualquer modelo, você só precisa encontrar os drivers e as ROM's adequados para o seu H300. Se o problema é somente com o IMEI, procure o app de escrita de IMEI e adicione o segundo IMEI manualmente usando este app para ver se resolve o seu problema.

Abraço

Unknown disse...

Gostaria de saber como eu faço backup da rom no h6000, pois estou querendo testar a rom da ZP200.

Unknown disse...

não consegui fazer o root! para instalar esse rom seu é preciso do root? posso fazer de outra forma?
não conseguir. disse que precisa do root, mas não consegui.tentei o unlockroot mais não fez. pelo geito é or causa da versão 4.0!!! alguem ode me ajudar?

Unknown disse...

poderia passar o link das roms... ?

Rubens disse...

Olá Paulo HenriQue.

O link da ROM está no fim do post, e tem muito mais ROM's no fórum oficial da zopo(bbs.zopomobile.com), se cadastra lá e dá uma olhada que você pode achar muita coisa boa.

Abraço

Charles Oliveira disse...

Ola! Cara, que incrível. Achei inacreditável. Procurei algo que ensinasse isso durante quase seis meses, cheguei a desistir e agora, encontrei alguém que explicasse de forma simples.

MUIIIIITO OBRIGADO. Não tem noção do quão grato estou contigo. Um abraço!

Atenciosamente,

Charles Oliveira

Rubens disse...

Olá Charles.

Que bom que gostou do post, realmente esse negócio de instalar ROM's custom foi difícil de entender, mas graças a ajuda de um amigo eu consegui entender o processo e aproveitei para fazer este tutorial bem explicado, já que pela explicações dos outros estava bem difícil de entender, rs.

Abraço

Rômulo Franco disse...

Rubens, para essa ROM especificamente que vc instalou, vc chegou a testar um video em 3D? Li em alguns posts que em algumas ROMs o 3D funciona até mesmo ao converter as fotos na versao 2.3.6. Nessa tenho dúvida, é um recurso que vi ser limitado pois aqui na 4.0.3 não converte fotos, e somente vejo as que veio junto no cartao SD do aparelho. Mas tb não sei se de fato é um recurso do aparelho, enfim, seria bem interessante tirar fotos em 3D.

http://www.plusgsm.com.br/threads/zopo-zp200-3d.115488/page-17

dj marcelo vortax disse...

preciso de ajuda tentei instalar no meu h6000 a rom do zopo 200 e quando reinicio ele so fica na tela branca com o nome android !!!

Rubens disse...

Olá Marcelo.

Se você seguiu o procedimento corretamente e não deu nenhum erro durante o processo, talvez seja um problema com a própria ROM. Tente refazer o processo com a mesma ROM e veja se o problema continua, se continuar então baixe outra ROM.

Abraço

Rubens disse...

Olá Rômulo.

Tanto a ROM original do aparelho quanto a versão custom que instalei no meu ZP200 não convertia fotos em 3D e muito menos vídeos comuns em 3D. Vídeo e foto 3D somente vi os que já vieram com o próprio aparelho, nem cheguei a baixar nada em 3D.

Abraço

Rômulo Franco disse...

Instalei a ROM, estou fazendo alguns testes, os aplicativos da China podem ser removidos tranquilamente com o Titanium Backup. Para quem está com medo, pode fazer um backup da ROM pelo CWM ao executar via Recovery Mode, na tela tem uma opção, eu fiz um backup aqui e salvei no micro. No Antutu após a instalacao obtive 4321, vou testar alguns jogos.

Abraço


Unknown disse...

Cara.. Vou te encher o saco de novo. Fiz esse tuto, coloquei a 2.3 pra testar mas não curti. Tentei voltar pra 4.0 original do backup que fiz mas não to conseguindo. Tentei tbm a 4.0 do zp200 mas tbm nada. Diz que não consegue montar o cartão. e ai? alguma ideia de como posso resolver?

Unknown disse...

Man... deixei uma pergunta aqui, mas já consegui resolver. Usei seu tutorial pra atualizar com a rom original do 4.0 e deu tudo certo. valeu!

Postar um comentário