Subscribe:

Ads 468x60px

Marcadores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Nova regra para telefonia móvel vai barrar celulares chinses e tirar nossa liberdade de escolha

Olá amigos.

Como vocês já estão sabendo(que não sabia fica sabendo agora, rs), as empresas de telefonia móvel no Brasil irão implementar uma nova lei que irá impedir o uso de celulares chineses. Não vou falar aqui como isso vai funcionar e nem dar maiores detalhes sobre o assunto pois vou deixar no fim deste post os links das matérias onde vocês poderão ler tudo sobre essa nova lei.

Estou fazendo este post apenas para dar minha opinião sobre o assunto e para informá-los que não é preciso entrar em pânico ainda, rs. Como deu pra entender sobre o funcionamento dessa lei, os celulares chineses serão afetados somente na ativação de novos chips, quem já usa um chip em um celular chinês vai poder continuar usando numa boa.

Eu ainda acho cedo tirar conclusões sobre esse assunto na questão de evitar comprar celulares chineses por causa dessa lei. Como vocês perceberam, essa lei vai tirar nossa liberdade de escolha(que teoricamente está na constituição que temos a liberdade de escolha), pois não poderemos mais comprar o celular que quisermos, ficaremos limitados apenas aos modelos de marcas famosas que custam cada vez mais caro(ainda mais pra nós brasileiros que pagamos pelo menos 2x mais caro que em outros países). Se a Anatel fizesse um acordo com o governo de modo a reduzir os impostos sobre os preços de celulares, aí sim as coisas mudariam pra melhor e essa nova lei não afetaria tanto assim as nossas vidas(já pensou comprar um S3 32GB por menos de R$900?).

Porém isso infelizmente não vai acontecer, até porque essa nova lei foi criada pelas próprias operadoras e não pela Anatel. Como vocês viram nos jornais a pouco tempo o governo multou as operadoras de celular por causa do alto índice de reclamações dos clientes, e além de pagarem as multas também tiveram de prometer que a qualidade dos serviços seriam melhorados. E adivinha só o que aconteceu: deu merda pra nós cidadãos comuns, como era de se esperar. Ao meu ver, as operadoras estão tentando por a culpa nos celulares chineses, para não admitir que na verdade o problema está na falta de infraestrutura deles. Na minha humilde opinião o que as operadoras deveria fazer é separar as reclamações originadas de celulares não homologados das originadas de celulares homologados, dessa forma os atendentes dos SAC's poderiam orientar os clientes a verificar se o problema é com o chip/operadora ou com o celular do cliente(pois já vi muitos celulares tipo Q5, Q9 que deixavam a ligação cair várias vezes). Isso até ajudaria a própria Anatel a saber se as reclamações são realmente de problemas com a infraestrutura da operadora ou com celulares de baixa qualidade.

Eu também estou com dúvidas de como é que essa regra vai funcionar, pois com a revolta que isso vai causar nos usuários não acho que isso não vai dar muito certo. Além disso temos também pessoas muito inteligentes em nosso país, e mais cedo ou mais tarde alguém consegue uma forma de burlar essa regra. Uma delas eu já comentei aqui no blog que seria a utilização de apps de escrita de imei, que pode permitir que você utilize o IMEI de um celular homologado em um que não seja, desde que seja um celular android.

Ainda é um pouco cedo para saber se isso realmente vai funcionar, então não posso afirmar nada para vocês neste momento, pois é preciso esperar essa nova regra ser colocada em prática para testarmos essa possibilidade e ver se funciona ou não.

Meu conselho para vocês neste momento é: se vai comprar um celular novo e gostou de algum modelo chinês, compre logo antes que essa regra comece a valer para garantir que não terá problemas. Se seu celular chegar depois que essa regra começar a valer, então torça para que esse método que citei realmente funcione ou então que alguém pense em outra forma de fazer isso.

E você, o que acha dessa nova regra das operadoras?

Até a próxima

Link da Matéria no G1
Link da Matéria no G1 sobre essa regra afetar modelos originais importados

2 comentários:

David disse...

Depois de terem sido multadas, terem tido suas vendas suspensas em vários estados e terem sido expostas na imprensa, as empresas precisavam se unir a fim de encontrar um bode expiatório para a sua falta de qualidade: os celulares chineses.

À Anatel, que é subordinada ao governo federal, é bastante conveniente que uma pessoa precise gastar mais de R$ 1500 para comprar um smartphone, até porque metade disso são impostos. Então juntaram o interesse do governo federal com o das operadoras e, na base do canetaço, querem nos usurpar a liberdade de escolha.

Não sei como está o andamento disso, mas a única certeza que tenho é que os problemas seguirão ocorrendo, mesmo que todo mundo tenha celular da Samsung, Nokia, Apple, LG, entre outras, por alguns motivos: (1) a mesma instabilidade que eu tenho no 3G da TIM com o meu H5500, acomete meus amigos que têm celulares da Apple, da Samsung e da LG.... (2) Na época em que não havia celular chinês, e portanto todo mundo usava celular Nokia, Siemens, LG, Samsung, a qualidade já era muito precária - com um Nokia top de linha, enviar um SMS era uma tarefa quase impossível pela falta de qualidade das operadoras.

Na reportagem, está escrito que as operadoras irão investir na criação de um sistema que impeça a habilitação em celular chinês. Se eles investissem em melhoria da qualidade, estariam fazendo algo mais útil para elas e seus clientes. Mas o Brasil é o país do jeitinho, então o caminho mais fácil vai ser sempre o escolhido pelos poderosos.

E como tu bem colocaste no texto, essa foi uma lei criada pelas operadoras. Que farra é esse país! O legislativo e o executivo se curvando para atender a interesses dessas empresas famosas pela baixíssima qualidade. Acredito, porém, que isso não deve ser de graça!

Rubens disse...

Boa colocação a sua David, parabéns. Mas já que as operadoras deram o jeitinho delas lá, com certeza vamos dar o nosso jeitinho de cá também para não sairmos perdendo, hehe.

Postar um comentário